sexta-feira, 19 de abril de 2013

Comitê Estadual de Saúde da População Negra se reúne para discutir “O Quesito cor/raça em formulários de saúde”.


Nessa quinta-feira (18), o Comitê Estadual de Saúde da População Negra do Rio de Janeiro se reuniu para discutir o tema: “O quesito cor/raça em formulários de saúde: A visão dos profissionais de saúde”.

O Comitê se reúne mensalmente e integra profissionais de saúde, movimento social, sociedade civil e academia.
O assunto abordado trata de um estudo feito com profissionais de saúde de um hospital de ensino no município do Rio de Janeiro em 2008, que procurou discutir a temática sob o aspecto de quatro categorias de análise: 1) conhecimento sobre a inserção do quesito raça/cor em saúde; 2) critérios utilizados para preencher o quesito raça/cor; 3) facilidades/dificuldades para este preenchimento; 4) sugestões dos profissionais de saúde. 

A convidada para apresentar o estudo foi a Prof. Drª. Carla Luzia França Araújo, Coordenadora do Laboratório de Estudos em Política, Planejamento e Assistência em DST/AIDS da Universidade Federal do Rio de Janeiro. De acordo com ela, nas discussões e oficinas realizadas à época já era possível identificar que os profissionais de saúde não eram formados para trabalhar essa questão. Ressalta ainda que, a análise dos sistemas de informações disponíveis mostram que a população negra apresenta reiteradamente os piores índices de saúde apesar da tentativa de gestores e movimento social para que essas questões tenham avanços. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário