segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Curso de Capacitação em Ouvidoria do SUS

Ouvidoria é um DIREITO do cidadão (imagem do site AEV/ FAESA)
Começa amanhã o Curso de Capacitação em Ouvidorias do SUS, organizado pelo Ouvidoria da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro. O primeiro encontro acontecerá em Cabo Frio, voltado para os municípios da Baixada Litorânea e Metropolitana II.
A Ouvidoria da Secretaria de Estado de Saúde tem como meta no Plano Estadual de Saúde 2012-2015, o apoio técnico à implantação de ouvidorias em saúde nas organizações que prestam serviços ao SUS no Estado do Rio de Janeiro.Uma das atividades para que possamos realizar a referida meta, é oferecer uma capacitação introdutória no exercício da Ouvidoria em Saúde. O direito de todo cidadão aos serviços de saúde, garantido na Constituição Federal de 1988, está estabelecido nos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. A Constituição também afirma em seu artigo 37 que a Administração Pública deve oferecer condições que possibilitem ao cidadão se pronunciar quanto à qualidade desses serviços. O curso é voltado para Técnicos das Secretarias Municipais de Saúde e das unidades hospitalares que fizeram adesão ao PAHI e da estrutura SES RJ. com a meta de habilitá-los para atuarem nas ouvidorias em saúde no âmbito do Estado do Rio de Janeiro.
Duarante 16 horas, divididos em dois encontros, serão abordados temas como: A atuação do ouvidor em saúde, Política Nacional de Humanização, Ética, Aspectos Jurídicos, Qualidade no atendimento, Mediação de conflitos e Controle Social. Além dos temas conceituais a gestão do serviço de ouvidoria também será um dos assuntos propostos nessa ação, objetivando instrumentalizar os participantes na prática da ouvidoria (implantação do serviço de ouvidoria, processo de trabalho, confecção de relatórios e gestão da informação). Abaixo, a programação dos próximos encontros:

Período do Curso
Regiões
Local do Curso
24 e 25/09
Baixada Litorânea e Metropolitana II
Cabo Frio
01 e 02/10
Serrana
Nova Friburgo
08 e 09/10
Norte e Noroeste
Itaperuna
15 e 16/10
Baia de Ilha Grande, Centro Sul e Médio Paraíba
Volta Redonda
07 e 08/11
Metropolitana I
Rio de Janeiro


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário