segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Aconteceu!!!! Nosso I Seminário de Gestão Estratégica e Participativa

Dia 26 de novembro aconteceu I Seminário Estadual de Gestão Estratégica e Participativa, o evento foi sediado no CEPE - Centro de Estudos e Pesquisas do Envelhecimento, na Gávea, que nos recebeu carinhosamente. Contamos com a presença, na mesa de abertura, do Secretário de Estado de Saúde, Dr. Marcos Musafir. Foi um encontro de ideias e de apresentação de outras possibilidades de discutir acessibilidade e participação de grupos em situação de vulnerabilidade. A temática transversal foi a Promoção da Equidade em Saúde. 

Foi marcante também a participação da bailarina Paula Maracajá, que realiza atividades de corpo e dança com mulheres presidiárias. Adriana Geisler, pesquisadora da FIOCRUZ, apresentou a discussão acerca do direito de acesso e cuidado da população LGBT. Teodora Rufino, da Superintendência de Atenção Básica da SES apresentou a discussão acerca dos cuidados com a População em Situação de Rua. Celso Vergne apresentou a necessidade de discussão na sociedade acerca do racismo para um efetivo cuidado à população negra.O encerramento da parte da manhã foi com o grupo ECOAR - Educando com Arte, com uma emocionante apresentação dos integrantes do grupo, alguns deles pacientes de saúde mental. 

No inicio da tarde Carla Strachmann, pesquisadora na Rede Saúde e Cultura MinC/Fiocruz, que apresentou o trabalho realizado pela Rede Saúde e Cultura, e as iniciativas do pontos de cultura em interface com as temáticas da saúde. Solange Belchior, Conselheira Estadual de Saúde, apresentou a importância da participação social na consolidação do SUS. A seguir foram feitas no auditório a apresentação de trabalhos dos municípios que desenvolvem ações ligadas às áreas de atuação da Gestão Participativa. Por fim o evento se encerrou com uma apresentação de adolescentes com música e dança da AIACOM, que vem realizando há vários anos um trabalho de valorização da história e cultura de jovens negros.

Esperamos que tenha sido um dia marcante para todos. Para nós foi um imenso prazer receber e poder dialogar com cada pessoa. Até a próxima e curta as imagens do evento!

Mesa de Abertura. No centro o Secretário Marcos Musafir (Foto: Paula Maracajá)

O público. (Foto: Paula Maracajá)

A Mesa temática da Equidade. (Foto: Tatiana Clarkson)

Apresentação do grupo ECOAR (Foto: Daniele Cristine)

Apresentação da AIACOM. (Foto: Daniele Cristine)


Nenhum comentário:

Postar um comentário