quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Semana Mundial da Amamentação

Together por Kevin Williams (WAK)
A Semana Mundial do Aleitamento Materno segue até o dia 7 de agosto. Os cuidados da amamentação serão lembrados em mais de 170 países. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o objetivo é estimular a amamentação e melhorar a saúde de crianças menores de 5 anos em todo o mundo. É um momento de lembrar também a situação de mulheres negras, não apenas relativas às dificuldades para ter cuidados de pré-natal mas também condições de trabalho que prejudicam o cuidado adequado de amamentação de seus filhos. Vale a reflexão sobre desigualdades como as apontadas pelo Relatório Anual das Desigualdades Raciais no Brasil; 2009-2010: 
Segundo a PNAD de 2008, 40,9% das mulheres pretas & pardas acima de 40 anos de idade jamais haviam realizado mamografia em suas vidas, frente 26,4% das brancas na mesma situação. Das mulheres acima de 25 anos, 37,5% das pretas & pardas e 22,9% das brancas jamais haviam realizado exame clínico de mamas. No mesmo intervalo etário, 18,1% das pretas & pardas e 13,2% das brancas jamais haviam realizado o exame de Papanicolau. Do mesmo modo, de acordo com a Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS) de 2006, dos partos realizados nos últimos cinco anos, segundo a cor ou raça da mãe, em 65,8% dos casos as gestantes brancas foram informadas para onde se dirigir no momento do parto, frente 58,7% das gestantes pretas & pardas. Das gestantes brancas, 20,4% puderam ficar com acompanhante no quarto, frente 14,3% das gestantes pretas & pardas. Entre as gestantes brancas, 46,6% tiveram os pelos pubianos raspados durante o parto, frente 33,2% das gestantes pretas & pardas. Passaram por lavagem intestinal, 23,6% das gestantes brancas e 19,4% das gestantes pretas & pardas. Fizeram exame ginecológico até dois meses após o parto, 46% das puérperas brancas e 34,7% das puérperas pretas & pardas.
Na página da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro há a programação de ações para a Semana Mundial de Amamentação nos bancos de leite estaduais. CLIQUE AQUI.



Nenhum comentário:

Postar um comentário