domingo, 20 de novembro de 2016

Dia Nacional da Consciência Negra

Símbolo da luta contra a discriminação racial, o Dia Nacional da Consciência Negra é marcado pela morte de Zumbi dos Palmares,  escravo líder do Quilombo dos Palmares, e configura até hoje como o grito de milhares ao redor do país que  lutam pela equidade, combatem o racismo nas suas diferentes formas e principalmente as tentativas de mascará-lo.




quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Comitê Técnico de Saúde da População Negra

No dia 31/10 o Comitê se reuniu na Secretaria de Litígios em Saúde, para definir a programação do evento para o Dia da Consciência Negra, a ser realizado no dia 30 de novembro, no HEMORIO. Será uma oficina interna na SES, preparando também para as Oficinas Regionais, programadas para início de 2017.  Estiveram presentes os representantes do PROAFRO, Fórum de Mulheres Negras, movimentos sociais e SES/RJ.



Campanha sobre a Doença Falciforme

O Largo da Carioca lotou de pessoas interessadas em saber sobre a Doença Falciforme, foi alarmante o número de pessoas que não sabiam sobre a existência da doença, e muitos que nunca haviam feito o teste para verificar se possuíam ou não o traço falcêmico e investigar a probabilidade de serem portadoras da doença falciforme. A campanha, realizada pela AFARJ em parceria com a SES-RJ e HEMORIO, foi realizada no dia 27 de outubro, houve palestra e distribuição do material informativo sobre a doença. Há uma demanda de mais informações sobre as unidades de saúde que realizam os testes e acompanhamento dos pacientes com a doença, bem como a continuidade das ações da Comissão de Doença Falciforme no Estado do Rio de Janeiro. A Assessoria Técnica de Participação Social esteve no evento, e houve informe sobre estas demandas no Comitê Técnico de Saúde da População Negra.

Zaira, Conselheira de Saúde/AFARJ e Hilca (AFARJ).


Funcionários do HEMORIO participando da entrega do material.



EdpopSUS

O início das Oficinas de Formação dos Educadores está marcado para 07 de novembro, em todos os Estados integrantes (Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe), nesta fase, depois será ampliada para outros estados. Mais informações no site www.edpopSUS.epsjv.fiocruz.br.


Diálogos Negros em Saúde

Neste primeiro evento do Diálogos Negros em Saúde, realizado no dia 27 de outubro, na UERJ, houve grande participação dos estudantes e movimentos sociais, falaram sobre a dificuldade de discussão sobre o Racismo Institucional nos espaços acadêmicos, apesar de todos avanços conquistados pelos movimentos sociais e Instituições de Ensino.  O evento foi conduzido por Ana Paula Procópio, Professora da UERJ, coordenadora do PROAFRO e integrante do Comitê Estadual de Saúde da População Negra, e teve como palestrantes Luciene Lacerda (Pesquisadora da UFRJ/Fórum de Mulheres Negras)  e  Celso Vergne (Assessor de Participação Social e Equidade/SES-RJ), que participaram da mesa de debates. Outros encontros serão agendados dando continuidade aos Diálogos, vamos informar no blog, e será divulgado pelo PROAFRO, fiquem de olho.

Pesquisadora Ana Paula Procópio.

Oficina Afroencantamento em Nilópolis

A oficina aconteceu no dia 25 de outubro, na Secretaria de Educação de Nilópolis. Houve uma palestra sobre Diversidade e Saúde da População Negra, com participação dos professores da rede municipal e dos alunos,  uma iniciativa do Projeto Afroencantamento, conduzido pela Professora Sandra Gurgel, Coordenadora das temáticas Afro na Secretaria de Educação de Nilópolis. O Projeto tem levantado ações em torno da aplicação  da Lei n.º 10.639/2003, que institui o ensino da história do negro de da África na grade do currículo do ensino público. 

Professora Sandra Gurgel.

As crianças participando das atividades da Oficina.

VI Seminário Internacional sobre Direitos Humanos, Violência e Pobreza.

A Assessoria de Participação Social e Equidade esteve no Seminário, realizado nos dias 19, 20 e 21 de outubro, na UERJ.  Celso Vergne participou da coordenação do Grupo de Trabalho que abordou a temática de Direitos Humanos e Direito à Cidade.